Prémio IDC

Ascendi conquista prémio IDC CIO Awards 2013

Pela segunda vez em três anos a Ascendi foi galardoada com um dos CIO Awards, competição criada pela IDC Portugal para distinguir projetos nas áreas de tecnologias de informação e comunicação com forte impacto no negócio de Organizações nacionais.

O prémio foi atribuído à Ascendi em reconhecimento do valor tecnológico e de negócio associados ao Projeto de Implementação de Tecnologia Embarcada nas Brigadas de Fiscalização Móvel de Cobrança de Portagens.

A solução tecnológica que foi desenvolvida permite:

  • identificar automaticamente os veículos com notificações por falta de pagamento de taxas de portagem;
  • identificar, aceitar e registar o pagamento das referidas notificações através de diversos meios de pagamento presenciais;
  • coordenar e dirigir operacionalmente a atividade das BFM, a partir de back-office, usando informação on-line, georreferenciada (GPS incorporado nos terminais móveis), das tarefas realizadas por cada Brigada;
  • consolidar e reportar periodicamente a atividade das Brigadas.

O Projeto foi desenvolvido em parceria com a Accenture.

Este prémio é o segundo concedido à Ascendi em 3 anos de existência dos CIO Awards, seguindo-se ao galardão conquistado em 2011 com o projeto de implementação do Sistema de Cobrança de Portagens Multi-Lane-Free-Flow.

O projecto CIO Awards foi criado pela IDC Portugal para distinguir a capacidade de inovação de entidades públicas e privadas portuguesas, com suporte em tecnologias de informação e comunicação, materializadas em projetos que contribuam para a criação de valor nas suas organizações.

Todos os anos a IDC Portugal distingue 10 projetos que reúnam estas caraterísticas, tendo sido também distinguidos   a Autoridade Tributária e Aduaneira, o Banco Best, a Câmara Municipal de Cascais, a Efacec Capital, o Instituto de Construção e Imobiliário, o Instituto Geográfico do Exército, o Instituto Português de Oncologia do Porto, a PT PRO e a Zon.

A IDC é a empresa líder mundial na área de “market intelligence”, serviços de consultoria e organização de eventos para os mercados das Tecnologias de Informação, Telecomunicações e Eletrónica de Consumo.