PESSOAS

A afirmação “Os Recursos Humanos são um fator chave para o sucesso das Empresas”, deixou de ser um paradigma teórico. O sucesso depende não só da capacidade de gestão, mas da aposta que é feita nas pessoas e na capacidade inovadora que estas aportam.


Esta é uma prática que deve orientar as Empresas. Só assim marcarão presença no futuro.

O grupo de Concessões conta com uma estrutura motivada, maioritariamente jovem. Tem como propósito, através de um contacto próximo e do conhecimento do desempenho e das competências dos colaboradores, investir no desenvolvimento e na retenção das pessoas como valor acrescentado para a Organização.

 

Esta abordagem trouxe reconhecimento a nível interno e externo à Ascendi com uma distinção na iniciativa Masters de Capital Humano e a integração no ranking ‘100 Melhores Empresas para Trabalhar em Portugal’, promovido pela revista Exame.

 

Caracterização de recursos humanos

Colaboradores 671
Média de Idade 38 anos
Antiguidade 8 anos
64% Homens 36% Mulheres
AS NOSSAS EQUIPAS

Na Ascendi, para além das equipas transversais, associadas a uma estrutura corporativa, contamos com equipas operacionais, específicas da nossa área de atuação, as quais assumem um papel fundamental no dia-a-dia, como por exemplo:

  • Assistência e Vigilância

    Equipa disponível 24horas por dia, 365 dias por ano, dando apoio, sempre que necessário, na resolução de qualquer problema que ocorra na via.

  • Central de Controlo de Tráfego

    Equipa que monitoriza em tempo real as condições das Vias, através de um sistema de Telemática Rodoviária interligado 24 horas por dia com o Centro de Controlo de Tráfego.

  • Apoio ao Cliente

    Equipa que garante um atendimento presencial e telefónico personalizado, gerindo pedidos de informação e reclamações.

  • Brigadas de Fiscalização

    Equipa que zela pelo cumprimento do pagamento de portagens.

  • Portagens

    Equipa presente nas Praças de Portagem, responsável pelo atendimento e cobrança de portagens.

Oportunidades de Emprego

VENHA PERCORRER ESTE CAMINHO CONNOSCO!

Consulte abaixo os anúncios disponíveis e submeta a sua candidatura.

Sistemas de Informação

| Analista de Sistemas

 

MISSÃO
Assegurar o desenvolvimento e gestão aplicacional, garantindo a resposta adequada às solicitações dos utilizadores, propostas de evolução e correcções às aplicações. Colaborar na implementação e concepção de aplicações no âmbito de execução de projectos internos.

Principais Actividades

  • Gestão, manutenção e evolução aplicacional de Sistemas Corporativos, Operacionais e transacionais.
  • Análise e acompanhamento funcional dos diversos processos de negócio suportados pelos sistemas de informação.
  • Garantir a performance e qualidade da informação disponível nas aplicações.
  • Gerir as aplicações, promovendo as necessárias correções, intervenções, documentação, testes e evoluções.
  • Analisar fluxos de informação e realizar testes ao tratamento automático da informação.
  • Análise e resolução de problemas, em articulação com as diversas áreas.
  • Participar na implementação de Projetos de Sistemas de Informação.

Principais Requisitos

  • Licenciatura na área de Sistemas de Informação/Novas Tecnologias
  • Experiência de 2/4 anos em funções similares
  • Experiência de programação em ambiente Web ASP.NET, MVC, HTML e Javascript)
  • Boas capacidades de análise e interpretação de processo de negócio
  • Bons conhecimentos de análise e consulta de Bases de Dados (SQL Server)
  • Bons conhecimentos de inglês
  • Experiência em metodologias ágeis (preferencial)

Competências valorizadas

  • Capacidade de comunicação/Relacionamento interpessoal
  • Capacidade de organização e planeamento

Envio de candidatura (CV) com indicação da Função e Refª (R&S/84/19) para recrutamento@ascendi.pt

Operação e Manutenção

  |  Operador de Equipamentos de Manutenção (m/f)

Grande Lisboa

Missão
Assegurar actividades de manutenção vegetal, tais como, desmatação, limpeza de vias e órgãos de drenagem e outras com recurso à operação de máquinas, equipamentos e veículos, em conformidade com as normas, procedimentos técnicos de qualidade, segurança e ambiente.

Principais Actividades

  • Operar máquinas e equipamentos utlizados nas actividades de manutenção vegetal, de forma adequada, em conformidade com as indicações mencionadas nos respectivos Manuais de Utilização e zelando pela segurança individual e colectiva.
  • Conduzir os veículos disponibilizados pela Organização para a vertente de Manutenção Vegetal, de forma adequada, em conformidade com as regras de segurança e de condução defensiva e zelando pela segurança individual e colectiva.
  • Executar actividades de manutenção vegetal da infra-estrutura, tais como, desmatação, limpeza de vias e órgãos de drenagem, reposição de vedações, aplicação de produtos fitofarmacêuticos (mediante autorização das entidades competentes) conforme plano de actividades definido.
  • Elaborar relatórios diários do trabalho realizado.
  • Assegurar a adequada guarda, conservação e manutenção das máquinas, equipamentos e veículos (ex: abastecimento, lubrificação e pequenas reparações), estando apto para interpretar e executar as intervenções em conformidade com os Manuais de Utilização.
  • Executar as actividades em conformidade com as normas, procedimentos técnicos de qualidade e segurança assim como, com as normas de protecção ambiental.
  • Prestar apoio aos Serviços de Manutenção Civil e de Assistência sempre que necessário.

Requisitos

  • Escolaridade mínima obrigatória
  • Experiência (e habilitação) de operação máquinas e equipamentos de manutenção civil e/ou de manutenção vegetal (ex: motosserras, motorroçadoras, bobcats, tratores, empilhadores e giratórias)
  • Carta de Condução de Pesados
  • Capacidade de trabalho em equipa
  • Sentido de responsabilidade
  • Dinamismo

CANDIDATURAS (opte por uma das seguintes opções):

1. Envie a sua candidatura (CV) para o endereço de e-mail recrutamento@ascendi.pt com indicação da função *Operador de Equipamentos de Manutenção* .

2.  Poderá também formalizar a sua candidatura através do site www.multitempo.pt uma vez que desenvolvemos uma parceria estratégica com a Empresa Multitempo ao nível dos processos de Recrutamento e Selecção.

3. Poderá ainda submeter a sua candidatura preenchendo um Formulário de Candidatura disponível no Centro de Assistência e Manutenção de Sintra.

Sistemas de Informação | Engenheiro de Gestão de Redes e Telecomunicações (m/f)

Grande Porto

MISSÃO
Desenvolver soluções de redes e telecomunicações de acordo com os requisitos e necessidades do negócio. Assegurar a gestão das infra-estruturas de redes de dados, equipamentos e serviços de telecomunicações, garantir o cumprimento de boas práticas e níveis de serviço definidos.

 

Principais Actividades

  • Gerir e administrar redes de comunicações WAN e LAN - infra-estruturas, equipamentos e serviços de comunicações.
  • Gerir a manutenção das redes de comunicações (fibra óptica e outras) e a implementação de melhorias e evoluções.
  • Gerir a configuração de equipamentos de routing, switching, wi-fi.
  • Garantir a supervisão da rede, equipamentos e conectividades críticas.
  • Assegurar o cumprimento dos requisitos dos PCQs e respectivas obrigações de reporte.
  • Gerir acessos, ligações e circuitos de dados, incluindo conectividades com entidades externas.
  • Desenvolver e coordenar operacionalmente projectos, definição de requisitos, elaboração de pareceres técnicos e análises custo/benefício.
  • Assegurar o diagnóstico, mitigação de avarias e resolução de problemas relacionados com redes de dados e telecomunicações.
  • Gerir, coordenar e fiscalizar a actividade dos prestadores de serviços externos relacionados.

 

Principais Requisitos

    • Licenciatura na área de Engenharia de Redes e/ou Telecomunicações
    • 3 a 5 anos de experiência na Área de Redes e/ou Telecomunicações
    • Experiência comprovada em Redes de fibra óptica WAN GBE e GPON
    • Conhecimentos em Protocolos e Tecnologias de Redes: TCP/IP, Ethernet, MPLS, VLAN, VPN, IPSec, SNMP, VoIP, Call Manager
    • Experiência profissional em Redes CISCO
    • Certificação CCNA/CCNP/CCNS/CCNA/CVOICE
    • Experiência em gestão de projectos e gestão da manutenção

 

Competências valorizadas

      • Conhecimentos de Inglês
      • Elevadas competências de comunicação e negociação
      • Capacidade de análise e resolução de problemas
      • Capacidade de organização, trabalho em equipa e inovação
      • Disponibilidade para deslocações nacionais

Envio de candidatura (CV) com indicação da Função e Refª (R&S/57/19) para recrutamento@ascendi.pt

Assistência, Vigilância e Conservação

  |  Auxiliar de Conservação (m/f)

Zona de Aveiro/Ílhavo/ Ovar/Viseu

Missão
Assegurar o bom estado de conservação da via, desenvolvendo as necessárias acções de manutenção civil e de manutenção vegetal.

Principais Actividades

  • Executar as diferentes tarefas de conservação e reparações correntes na auto-estrada.
  • Proceder à operação de desobstrução e limpeza da auto-estrada após acidentes ou intempéries.
  • Implementar e fiscalizar esquemas de sinalização no âmbito de actividades internas e externas a decorrer na área da Concessão.
  • Realizar tarefas simples de manutenção geral de apoio, nas áreas de serralharia, pintura, carpintaria, entre outras, na área da Concessão.
  • Operar com máquinas e equipamentos de operação e manutenção civil e de Manutenção vegetal.
  • Conduzir veículos.
  • Prestar apoio ao Serviço de Assistência sempre que necessário.

Requisitos

  • Escolaridade mínima obrigatória
  • Experiência de operação máquinas e equipamentos de manutenção civil e/ou de manutenção vegetal (ex: motosserras, motorroçadoras, bobcats, tratores e empilhadores)
  • Carta de Condução
  • Capacidade de trabalho em equipa
  • Sentido de responsabilidade
  • Dinamismo

CANDIDATURAS (opte por uma das seguintes opções):

1. Envie a sua candidatura (CV) para o endereço de e-mail recrutamento@ascendi.pt com indicação da função *Auxiliar de Conservação* e locais de preferência .

2.  Poderá também formalizar a sua candidatura através do site www.multitempo.pt uma vez que desenvolvemos uma parceria estratégica com a Empresa Multitempo ao nível dos processos de Recrutamento e Selecção.

3. Poderá ainda submeter a sua candidatura preenchendo um Formulário de Candidatura disponível no Centro de Assistência e Manutenção de Aveiro ou no de Viseu.

Portagens

- Operador Principal de Portagem

Porto e Lisboa (Full-Time ou Part-Time)

Missão
Assegurar o bom funcionamento da praça de portagem de forma a garantir a coleta da receita e a satisfação dos clientes.

Principais Atividades

  • Organizar e supervisionar o funcionamento da praça de portagem e os meios humanos afetos
  • Conferir e controlar o fundo de maneio atribuído à praça de portagem
  • Operar com equipamento para proceder ao fecho e abertura de vias e efetuar leituras de tráfego
  • Organizar e preencher expediente de apoio à atividade (autos de notícia, perturbações ocorridas, relatórios de turno, etc.)
  • Atender e esclarecer dúvidas e registar reclamações de clientes, promovendo um bom relacionamento com estes
  • Gerir as Vias em função do Tráfego
  • Zelar pelas instalações da praça de portagem

Requisitos

  • 11º ano de escolaridade
  • Carta de Condução (Condução defensiva)
  • Experiência de operação de sistemas informáticos
  • Capacidade de gestão de situações de stress
  • Sentido de responsabilidade
  • Boa capacidade de comunicação
  • Capacidade de trabalho em equipa
  • Dinamismo e iniciativa

CANDIDATURAS: Uma vez que desenvolvemos uma parceria estratégica com a Empresa Multitempo para nos apoiar nestes Processos de Recrutamento e Seleção de Recursos Humanos, solicitamos que formalize a sua candidatura através do site da Multitempo ou que se dirija às Instalações da Multitempo em Lisboa.

Portagens

- Operador de Portagem

Lisboa (Full-Time ou Part-Time)

Missão
Receber pagamentos dos clientes da via de forma eficiente e amável; detetar e registar violações da via e comunicar qualquer anomalia ou ocorrência na Concessão.

Principais Atividades

  • Classificar e registar (conforme regras definidas) os veículos à saída da autoestrada, procedendo à cobrança das tarifas de portagem;
  • Preencher todo o expediente de apoio à atividade;
  • Efetuar o apuramento da receita diária e elaborar o boletim da cobrança, depositando o numerário realizado no final de cada turno;
  • Promover um bom relacionamento com os clientes, mostrando cordialidade no contacto com os mesmos e disponibilidade na resolução de eventuais questões e/ou problemas que possam surgir;
  • Zelar pelo bom estado de conservação e limpeza do equipamento utilizado e da cabina de portagem.

Requisitos

  • 11º ano de escolaridade
  • Carta de Condução (Condução defensiva)
  • Experiência de operação de sistemas informáticos
  • Capacidade de gestão de situações de stress
  • Sentido de responsabilidade
  • Boa capacidade de comunicação
  • Capacidade de trabalho em equipa
  • Dinamismo e iniciativa

CANDIDATURAS: Uma vez que desenvolvemos uma parceria estratégica com a Empresa Multitempo para nos apoiar nestes Processos de Recrutamento e Seleção de Recursos Humanos, solicitamos que formalize a sua candidatura através do site da Multitempo ou que se dirija às Instalações da Multitempo em Lisboa.

Candidatura Espontânea

Se acredita que o seu perfil se enquadra na Ascendi, poderá realizar uma candidatura espontânea, enviando-nos o seu curriculum vitae através do seguinte formulário.

*Nome
*Morada
*Distrito *Concelho
*Nacionalidade
*Contatos
*Telefone *Email
*Habilitações Académicas
*Área de Formação
*Área Funcional
*Experiência Profissional (anos)
Outros pontos

*Upload
Enviar

Pode anexar um ficheiro até 3MB
(formatos suportados: pdf, jpeg, word e zip)

 Autorizo a recolha e tratamento dos meus dados pessoais acima descritos pela Ascendi, SGPS, S.A. e suas participadas, de forma a permitir a análise e tratamento deste contacto.

O tratamento efetuado relativamente aos seus dados para a análise e tratamento deste contacto é baseado apenas nos dados fornecidos e não no cruzamento com outras fontes de dados. Os seus dados apenas serão retidos enquanto mantiver o consentimento e por um prazo máximo de 5 anos.

Os seus dados poderão ser transferidos para entidades terceiras no âmbito do cumprimento de obrigações legais da Ascendi, mantendo a Ascendi o controlo dos seus dados em relação a qualquer uma destas entidades.

Poderá exercer os seus direitos de revogação do consentimento, informação, acesso, retificação, esquecimento, portabilidade e oposição sobre os seus dados pessoais de que somos responsáveis através deste formulário.

Caso acredite que a Ascendi não está a tratar os seus dados pessoais de acordo com os requisitos estabelecidos ou com a legislação aplicável sobre proteção de dados, pode, em qualquer momento, apresentar uma queixa junto da autoridade de controlo pela proteção de dados.

A aceitação deste consentimento é obrigatória para poder submeter esta mensagem.

*Preenchimento obrigatório

Gestão da Conservação

 | Chefe de Serviço de Segurança Rodoviária

Grande Porto

MISSÃO
Garantir a gestão estratégica da Segurança Rodoviária, promovendo a permanente melhoria das condições de segurança e circulação e a subsequente redução dos níveis de sinistralidade.

Principais Actividades

  • Definir um Plano Estratégico e respectivo Plano de Actividades.
  • Assegurar o diagnóstico da sinistralidade e indicadores de segurança rodoviária.
  • Desenvolver e coordenar estudos relativos à evolução da sinistralidade nas Concessões do Grupo.
  • Colaborar com entidades externas na elaboração de Planos Nacionais de Segurança Rodoviária.
  • Participar na gestão da rede rodoviária e garantir o cumprimento de regras e obrigações aplicáveis, nos termos da lei e dos Contratos de Concessão.
  • Promover a realização de Campanhas de Segurança Rodoviária que produzam impacto nas atitudes e comportamentos dos utilizadores do Sistema Rodoviário.
  • Assegurar a gestão do processo de reclamações no domínio da segurança e sinalização rodoviária.
  • Participar em fóruns e programas de segurança rodoviária com vista à redução dos índices de sinistralidade e dos seus efeitos.

Principais Requisitos

  • Licenciatura em Engenharia, Gestão ou similar
  • Experiência profissional mínima de 7 anos na área de Segurança Rodoviária
  • Conhecimentos de legislação do Sector Rodoviário Nacional e de Normas de Projecto e Circulação de Tráfego
  • Experiência na Gestão de Reclamações
  • Conhecimentos de Sinalização e Segurança Rodoviária em vias activas e em túneis
  • Experiência em análise de sinistralidade, disponibilidade de serviço e tratamento de dados
  • Conhecimentos de MS Office e SAP
  • Domínio de inglês e outro idioma (pref.)

Competências valorizadas

  • Competências de comunicação e gestão de conflitos
  • Capacidade de organização, gestão de tempo e stress
  • Disponibilidade funcional e horária
  • Capacidade de liderança

Envio de candidatura (CV) com indicação da Função e Ref.ª R&S/53/19 para recrutamento@ascendi.pt

Controlo de Transacções e Portagens | Técnico de Cobrança(m/f)

Grande Porto

MISSÃO
Garantir adequadamente as operações de cobrança e respetivo controlo de transações de portagem. Optimizar e propor ferramentas de controlo e gestão da Cobrança de Portagens. Processar e analisar criticamente indicadores estatísticos e de desempenho. Preparar e elaborar análises e relatórios de suporte à decisão.

 

Principais Actividades

  • Garantir a reconciliação transacional end-to-end, com vista a assegurar o conveniente reconhecimento e registo das transações, bem como a identificação e tipificação de anomalias.
  • Controlar todo o ciclo de vida transacional, incluindo trânsitos não cobrados, identificando e prevenindo a ocorrência de incobráveis e/ou de situações de fraude.
  • Processar, validar e disponibilizar internamente os dados de tráfego.
  • Suportar os pedidos de esclarecimento ou de pareceres técnicos.
  • Assegurar a interligação operacional com as entidades intervenientes no processo de cobrança, nomeadamente, com AT, VVP, CTT, Etc.
  • Suportar o apropriado registo contabilístico e reconciliação financeira.
  • Apoiar no apuramento dos montantes de entrega de receita e de faturação à Infraestruturas de Portugal.
  • Proceder a configurações dos sistemas ao nível das tarifações, praças, regimes de descontos e isenções e outros relacionados.
  • Processar indicadores e estatísticas de atividade e de negócio.
  • Participar e apoiar em projetos no âmbito da Cobrança de Portagens.

 

Principais Requisitos

    • Licenciatura em Economia, Gestão de Empresas ou equivalente
    • Experiência de 2 a 4 anos na área Financeira e/ou de Facturação /Cobrança ou equivalente
    • Experiência em tratamento e análise de dados (pref.)
    • Bons conhecimentos de MS Office, com especial enfoque em Excel e Access e outras ferramentas de Gestão de Dados
    • Conhecimentos de SAP (pref.)
    • Conhecimentos de Inglês

 

Competências valorizadas

      • Capacidade de análise e atenção ao detalhe
      • Capacidade de organização e gestão do tempo
      • Competências de comunicação
      • Capacidade de trabalho em equipa
      • Carta de Condução

Envio de candidatura (CV) com indicação da Função e Refª (R&S/69/19) para recrutamento@ascendi.pt