PESSOAS

A afirmação “Os Recursos Humanos são um fator chave para o sucesso das Empresas”, deixou de ser um paradigma teórico. O sucesso depende não só da capacidade de gestão, mas da aposta que é feita nas pessoas e na capacidade inovadora que estas aportam.


Esta é uma prática que deve orientar as Empresas. Só assim marcarão presença no futuro.

O grupo de Concessões conta com uma estrutura motivada, maioritariamente jovem. Tem como propósito, através de um contacto próximo e do conhecimento do desempenho e das competências dos colaboradores, investir no desenvolvimento e na retenção das pessoas como valor acrescentado para a Organização.

 

Esta abordagem trouxe reconhecimento a nível interno e externo à Ascendi com uma distinção na iniciativa Masters de Capital Humano e a integração no ranking ‘100 Melhores Empresas para Trabalhar em Portugal’, promovido pela revista Exame.

 

Caracterização de recursos humanos

Colaboradores 671
Média de Idade 38 anos
Antiguidade 8 anos
64% Homens 36% Mulheres
AS NOSSAS EQUIPAS

Na Ascendi, para além das equipas transversais, associadas a uma estrutura corporativa, contamos com equipas operacionais, específicas da nossa área de atuação, as quais assumem um papel fundamental no dia-a-dia, como por exemplo:

  • Assistência e Vigilância

    Equipa disponível 24horas por dia, 365 dias por ano, dando apoio, sempre que necessário, na resolução de qualquer problema que ocorra na via.

  • Central de Controlo de Tráfego

    Equipa que monitoriza em tempo real as condições das Vias, através de um sistema de Telemática Rodoviária interligado 24 horas por dia com o Centro de Controlo de Tráfego.

  • Apoio ao Cliente

    Equipa que garante um atendimento presencial e telefónico personalizado, gerindo pedidos de informação e reclamações.

  • Brigadas de Fiscalização

    Equipa que zela pelo cumprimento do pagamento de portagens.

  • Portagens

    Equipa presente nas Praças de Portagem, responsável pelo atendimento e cobrança de portagens.

Oportunidades de Emprego

VENHA PERCORRER ESTE CAMINHO CONNOSCO!

Consulte abaixo os anúncios disponíveis e submeta a sua candidatura.

Sistemas de Informação

| Analista de Sistemas

 

MISSÃO
Desenvolvimento e gestão aplicacional, garantindo a resposta adequada às solicitações dos utilizadores, propostas de evolução e correcções às aplicações.
Colaboração na implementação e desenvolvimento de aplicações no âmbito de execução de projectos internos.

Principais Actividades

  • Gestão, manutenção e evolução aplicacional de Sistemas Corporativos, Operacionais e transacionais.
  • Análise e acompanhamento funcional dos diversos processos de negócio suportados pelos sistemas de informação.
  • Garantir a performance e qualidade da informação disponível nas aplicações.
  • Gerir as aplicações, promovendo as necessárias correções, intervenções, documentação, testes e evoluções.
  • Analisar fluxos de informação e realizar testes ao tratamento automático da informação.
  • Análise e resolução de problemas, em articulação com as diversas áreas.
  • Participar na implementação de Projetos de Sistemas de Informação.

Principais Requisitos

  • Licenciatura na área de Sistemas de Informação/Novas Tecnologias
  • Experiência de 2 a 4 anos em funções similares
  • Conhecimentos de SAP (Programação e Funcional) - Mandatório
  • Conhecimentos de Análise e Consulta de Bases de Dados (SQL Server)
  • Capacidade de análise, desenho e melhoria de processos
  • Conhecimentos de linguagens de Programação orientadas a objectos em ambiente Web - Preferencial
  • Boa capacidade de comunicação/Relacionamento interpessoal
  • Capacidade de organização e planeamento
  • Experiência em metodologias de trabalho (ex: agile)

Envio de candidatura (CV) com indicação da Função e Refª (R&S/14/20) para recrutamento@ascendi.pt

Operação e Manutenção

  |  Operador de Equipamentos de Manutenção (m/f)

Grande Lisboa

Missão
Assegurar actividades de manutenção vegetal, tais como, desmatação, limpeza de vias e órgãos de drenagem e outras com recurso à operação de máquinas, equipamentos e veículos, em conformidade com as normas, procedimentos técnicos de qualidade, segurança e ambiente.

Principais Actividades

  • Operar máquinas e equipamentos utlizados nas actividades de manutenção vegetal, de forma adequada, em conformidade com as indicações mencionadas nos respectivos Manuais de Utilização e zelando pela segurança individual e colectiva.
  • Conduzir os veículos disponibilizados pela Organização para a vertente de Manutenção Vegetal, de forma adequada, em conformidade com as regras de segurança e de condução defensiva e zelando pela segurança individual e colectiva.
  • Executar actividades de manutenção vegetal da infra-estrutura, tais como, desmatação, limpeza de vias e órgãos de drenagem, reposição de vedações, aplicação de produtos fitofarmacêuticos (mediante autorização das entidades competentes) conforme plano de actividades definido.
  • Elaborar relatórios diários do trabalho realizado.
  • Assegurar a adequada guarda, conservação e manutenção das máquinas, equipamentos e veículos (ex: abastecimento, lubrificação e pequenas reparações), estando apto para interpretar e executar as intervenções em conformidade com os Manuais de Utilização.
  • Executar as actividades em conformidade com as normas, procedimentos técnicos de qualidade e segurança assim como, com as normas de protecção ambiental.
  • Prestar apoio aos Serviços de Manutenção Civil e de Assistência sempre que necessário.

Requisitos

  • Escolaridade mínima obrigatória
  • Experiência (e habilitação) de operação máquinas e equipamentos de manutenção civil e/ou de manutenção vegetal (ex: motosserras, motorroçadoras, bobcats, tratores, empilhadores e giratórias)
  • Carta de Condução de Pesados
  • Capacidade de trabalho em equipa
  • Sentido de responsabilidade
  • Dinamismo

CANDIDATURAS (opte por uma das seguintes opções):

1. Envie a sua candidatura (CV) para o endereço de e-mail recrutamento@ascendi.pt com indicação da função *Operador de Equipamentos de Manutenção* .

2.  Poderá também formalizar a sua candidatura através do site www.multitempo.pt uma vez que desenvolvemos uma parceria estratégica com a Empresa Multitempo ao nível dos processos de Recrutamento e Selecção.

3. Poderá ainda submeter a sua candidatura preenchendo um Formulário de Candidatura disponível no Centro de Assistência e Manutenção de Sintra.

Sistemas de Informação

 | Administrador de Sistemas

Grande Porto

MISSÃO
Garantir a Administração de Sistemas (implementação e gestão corrente) ao nível dos ambientes de virtualização, Sistemas Operativos (Linux e Microsoft), gestão de serviços e utilizadores, administração de redes, Sistemas Informáticos e de Bases de Dados.

Principais Actividades

  • Administração e configuração de Sistemas Linux RedHat, CentOS e Debian.
  • Administração e configuração de sistema de alarmística Zabbix.
  • Desenvolvimento e manutenção de Scripts (bash, perl) para automação de tarefas.
  • Conhecimentos de Clusters Vmware em ambientes de alta disponibilidade e em Disaster Recovery.
  • Gestão e Manutenção de equipamentos Storage HPE, Fujitsu, NetApp.
  • Administração e configuração de infraestrutura e serviços Cloud AWS\Azure\Office365.
  • Administração de Sistemas Microsoft Windows Server, Exchange Server, Active Directory e SQL Server.
  • Gestão de perfis de acesso e identidade de vários sistemas (Linux, SAP, Active Directory, SQL Server e aplicações proprietárias).

Principais Requisitos

  • Licenciatura na área de Sistemas de Informação
  • 4/5 anos de experiência em funções similares
  • Sólidos conhecimentos e experiência em administração de sistemas Linux e ferramentas de monitorização Open Source (ex. Zabbix, Centreon, Icinga e NetXMS).
  • Sólidos conhecimentos de scripting e de soluções Managed File Transfer.
  • Conhecimentos/Experiência de administração de bases de dados (SQL, MySQL, PostgreSQL).
  • Conhecimentos de tecnologias de virtualização (Vmware e hyperV), Sistemas Microsoft Active Directory, Backup & Recovery, redes e firewalls.

Competências valorizadas

  • Perfil proactivo, dinâmico, criativo e boa capacidade de comunicação.
  • Autonomia, sentido de responsabilidade e espírito de equipa.
  • Carta de Condução e disponibilidade para deslocações

Envio de candidatura (CV) com indicação da Função e Ref.ª R&S/06/21 para recrutamento@ascendi.pt

Assistência, Vigilância e Conservação

  |  Auxiliar de Conservação (m/f)

Zona de Aveiro/Ílhavo/ Ovar/Viseu

Missão
Assegurar o bom estado de conservação da via, desenvolvendo as necessárias acções de manutenção civil e de manutenção vegetal.

Principais Actividades

  • Executar as diferentes tarefas de conservação e reparações correntes na auto-estrada.
  • Proceder à operação de desobstrução e limpeza da auto-estrada após acidentes ou intempéries.
  • Implementar e fiscalizar esquemas de sinalização no âmbito de actividades internas e externas a decorrer na área da Concessão.
  • Realizar tarefas simples de manutenção geral de apoio, nas áreas de serralharia, pintura, carpintaria, entre outras, na área da Concessão.
  • Operar com máquinas e equipamentos de operação e manutenção civil e de Manutenção vegetal.
  • Conduzir veículos.
  • Prestar apoio ao Serviço de Assistência sempre que necessário.

Requisitos

  • Escolaridade mínima obrigatória
  • Experiência de operação máquinas e equipamentos de manutenção civil e/ou de manutenção vegetal (ex: motosserras, motorroçadoras, bobcats, tratores e empilhadores)
  • Carta de Condução
  • Capacidade de trabalho em equipa
  • Sentido de responsabilidade
  • Dinamismo

CANDIDATURAS (opte por uma das seguintes opções):

1. Envie a sua candidatura (CV) para o endereço de e-mail recrutamento@ascendi.pt com indicação da função *Auxiliar de Conservação* e locais de preferência .

2.  Poderá também formalizar a sua candidatura através do site www.multitempo.pt uma vez que desenvolvemos uma parceria estratégica com a Empresa Multitempo ao nível dos processos de Recrutamento e Selecção.

3. Poderá ainda submeter a sua candidatura preenchendo um Formulário de Candidatura disponível no Centro de Assistência e Manutenção de Aveiro ou no de Viseu.

Portagens

- Operador Principal de Portagem

Porto e Lisboa (Full-Time ou Part-Time)

Missão
Assegurar o bom funcionamento da praça de portagem de forma a garantir a coleta da receita e a satisfação dos clientes.

Principais Atividades

  • Organizar e supervisionar o funcionamento da praça de portagem e os meios humanos afetos
  • Conferir e controlar o fundo de maneio atribuído à praça de portagem
  • Operar com equipamento para proceder ao fecho e abertura de vias e efetuar leituras de tráfego
  • Organizar e preencher expediente de apoio à atividade (autos de notícia, perturbações ocorridas, relatórios de turno, etc.)
  • Atender e esclarecer dúvidas e registar reclamações de clientes, promovendo um bom relacionamento com estes
  • Gerir as Vias em função do Tráfego
  • Zelar pelas instalações da praça de portagem

Requisitos

  • 11º ano de escolaridade
  • Carta de Condução (Condução defensiva)
  • Experiência de operação de sistemas informáticos
  • Capacidade de gestão de situações de stress
  • Sentido de responsabilidade
  • Boa capacidade de comunicação
  • Capacidade de trabalho em equipa
  • Dinamismo e iniciativa

CANDIDATURAS: Uma vez que desenvolvemos uma parceria estratégica com a Empresa Multitempo para nos apoiar nestes Processos de Recrutamento e Seleção de Recursos Humanos, solicitamos que formalize a sua candidatura através do site da Multitempo ou que se dirija às Instalações da Multitempo em Lisboa.

Portagens

- Operador de Portagem

Lisboa (Full-Time ou Part-Time)

Missão
Receber pagamentos dos clientes da via de forma eficiente e amável; detetar e registar violações da via e comunicar qualquer anomalia ou ocorrência na Concessão.

Principais Atividades

  • Classificar e registar (conforme regras definidas) os veículos à saída da autoestrada, procedendo à cobrança das tarifas de portagem;
  • Preencher todo o expediente de apoio à atividade;
  • Efetuar o apuramento da receita diária e elaborar o boletim da cobrança, depositando o numerário realizado no final de cada turno;
  • Promover um bom relacionamento com os clientes, mostrando cordialidade no contacto com os mesmos e disponibilidade na resolução de eventuais questões e/ou problemas que possam surgir;
  • Zelar pelo bom estado de conservação e limpeza do equipamento utilizado e da cabina de portagem.

Requisitos

  • 11º ano de escolaridade
  • Carta de Condução (Condução defensiva)
  • Experiência de operação de sistemas informáticos
  • Capacidade de gestão de situações de stress
  • Sentido de responsabilidade
  • Boa capacidade de comunicação
  • Capacidade de trabalho em equipa
  • Dinamismo e iniciativa

CANDIDATURAS: Uma vez que desenvolvemos uma parceria estratégica com a Empresa Multitempo para nos apoiar nestes Processos de Recrutamento e Seleção de Recursos Humanos, solicitamos que formalize a sua candidatura através do site da Multitempo ou que se dirija às Instalações da Multitempo em Lisboa.

Candidatura Espontânea

Se acredita que o seu perfil se enquadra na Ascendi, poderá realizar uma candidatura espontânea, enviando-nos o seu curriculum vitae através do seguinte formulário.

*Nome
*Morada
*Distrito *Concelho
*Nacionalidade
*Contatos
*Telefone *Email
*Habilitações Académicas
*Área de Formação
*Área Funcional
*Experiência Profissional (anos)
Outros pontos

*Upload
Enviar

Pode anexar um ficheiro até 3MB
(formatos suportados: pdf, jpeg, word e zip)

 Autorizo a recolha e tratamento dos meus dados pessoais acima descritos pela Ascendi, SGPS, S.A. e suas participadas, de forma a permitir a análise e tratamento deste contacto.

O tratamento efetuado relativamente aos seus dados para a análise e tratamento deste contacto é baseado apenas nos dados fornecidos e não no cruzamento com outras fontes de dados. Os seus dados apenas serão retidos enquanto mantiver o consentimento e por um prazo máximo de 5 anos.

Os seus dados poderão ser transferidos para entidades terceiras no âmbito do cumprimento de obrigações legais da Ascendi, mantendo a Ascendi o controlo dos seus dados em relação a qualquer uma destas entidades.

Poderá exercer os seus direitos de revogação do consentimento, informação, acesso, retificação, esquecimento, portabilidade e oposição sobre os seus dados pessoais de que somos responsáveis através deste formulário.

Caso acredite que a Ascendi não está a tratar os seus dados pessoais de acordo com os requisitos estabelecidos ou com a legislação aplicável sobre proteção de dados, pode, em qualquer momento, apresentar uma queixa junto da autoridade de controlo pela proteção de dados.

A aceitação deste consentimento é obrigatória para poder submeter esta mensagem.

*Preenchimento obrigatório

Desenvolvimento de Negócios

 | Técnico Especializado de Gestão de Projectos

Porto

MISSÃO
Suportar os Gestores de Projecto na criação de uma estrutura de administração de projecto, através de relatórios de gestão, planeamento e agendamento de recursos e previsão do planeamento da capacidade dos recursos, cumprimento das propostas, compilação do conjunto de documentos das propostas e facilitação da comunicação e colaboração entre os elementos da equipa.

Principais Actividades

  • Apoiar os Gestores de Proposta em:
    • Desenvolvimento e monitorização da agenda de projecto;
    • Preparação de planos de capacidade dos recursos;
    • Monitorização de pedidos de projecto e garante de resposta a cada um com informação suficiente e adequada;
    • Elaboração de relatórios sobre o estado corrente de cada projecto, para o responsável de desenvolvimento de negócios ou Administração.
  • Desenvolver e implementar processos de negócio consistentes e padronizados.
  • Reunir dados de proposta relevantes e monitorizar o estado geral (e orçamento) das propostas em curso.
  • Gerir o arquivo das propostas.

Principais Requisitos

  • Licenciatura em Engª Civil, Economia ou Gestão
  • Pós-graduação em área pertinente ao negócio de exploração (operação, manutenção e cobrança) de Vias de Comunicação
  • Mínimo de 3 anos de experiência enquanto gestor de projectos multidisciplinares, preferencialmente na área electrotécnica, vias de comunicação ou similar
  • Conhecimentos sobre vias de comunicação, modelo project finance, tecnologias de cobrança de portagem (pref.)
  • Fluente em Português e Inglês (oral e escrito)

Competências valorizadas

  • Espírito de iniciativa e proactividade
  • Orientado para o detalhe e cumprimento de prazos
  • Elevadas competências de comunicação e negociação
  • Capacidade de organização e gestão de equipa em tarefas complexas

Envio de candidatura (CV) com indicação da Função e Ref.ª R&S/03/21 para recrutamento@ascendi.pt

Portagens

 | Responsável de Operações de Cobrança de Portagens e Gestão de Clientes

Porto

MISSÃO
Garantir de forma otimizada e eficaz a gestão (coordenação, desenho e implementação) dos modelos de operação de negócio e de relação com os clientes. Assegurar uma gestão eficiente da estrutura de custos, bem como, uma gestão positiva da relação e interações com os clientes. Assegurar a gestão dos meios técnicos e humanos afetos ao Serviço.

Principais Actividades

  • Garantir a gestão de cobrança eletrónica de portagens, assegurando o bom funcionamento do processo e dos meios técnicos e humanos afetos, de acordo com níveis de serviço pré-estabelecidos.
  • Promover o desenvolvimento e melhoria contínua dos modelos de operação e cobrança e de relação com os clientes, tendo como referência as melhores práticas no mercado, de forma a garantir maior eficiência, eficácia e satisfação dos clientes.
  • Garantir a gestão dos processos de cobrança nas suas diferentes fases, em particular, ao nível do acompanhamento da recuperação de dívida, incluindo o relacionamento com entidades externas.
  • Dirigir a equipa de responsáveis operacionais das áreas de faturação, cobrança, atendimento ao cliente, definindo metas e objetivos operacionais, e acompanhando e motivando as equipas tendo em vista a respetiva concretização/superação.
  • Garantir a análise e cumprimento dos SLA de resposta e resolução dos pedidos de parecer e esclarecimentos remetidos por entidades externas envolvidas nos processos de cobrança.
  • Promover, desenvolver e/ou apoiar na realização de projetos estratégicos e/ou operacionais da área de cobrança eletrónica.
  • Identificar e desenvolver atividades que levem a melhoria de performance, melhoria de processos e melhoria de produtos.

Principais Requisitos

  • Licenciatura em Engenharia de Gestão Industrial, Economia, Gestão de Empresas, ou áreas similares
  • 7/8 anos de experiência em Gestão de Operações e de Clientes ou Financeira
  • Bom domínio do Inglês (oral e escrito)
  • (Preferencial) Conhecimentos sobre modelos “end-to-end” de cobrança eletrónica de portagens
  • (Preferencial) Domínio de ferramentas informáticas Microsoft e SAP

Competências valorizadas

  • Capacidade de gestão de grandes equipas em tarefas complexas
  • Capacidade de organização
  • Espírito de iniciativa e proatividade
  • Orientado para o detalhe e cumprimento de prazos
  • Capacidade de promoção de um ambiente de melhoria continua com elevados índices de motivação e produtividade

Envio de candidatura (CV) com indicação da Função e Ref.ª R&S/05/21 para recrutamento@ascendi.pt