A atividade da Ascendi integra a construção, exploração, operação e manutenção de redes de infraestruturas rodoviárias, o que, inevitavelmente, importa impactos diretos e indiretos no tecido social, económico e ambiental das regiões em que estas redes se inserem.
Reduzir esses impactos e promover uma integração harmoniosa da infraestrutura na sua envolvente é um relevante vetor estratégico da Ascendi, que assim contribui decisivamente para a sustentabilidade de todos e cada um dos seus Projetos.
A concetualização e implementação desta estratégia assenta na integração voluntária de preocupações sociais e ambientais não só nos modelos de desenvolvimento da atividade operacional, mas também no relacionamento com as entidades com que exista interação relevante, procurando corresponder às expectativas dosstakeholders, melhorando o presente sem contudo hipotecar o futuro.
Consulte o relatório ESG da Ascendi relativo ao ano de 2021. Este documento representa uma visão geral do desempenho da organização em questões ambientais, sociais e de governance, com especial enfoque na estratégia e desempenho da Ascendi na criação de valor para os seus stakeholders a curto, médio e longo prazo.
A informação está disponível aqui:

VETORES EM QUE NOS MOVEMOS
Intervenções sobre externalidades ambientais:
1. PROMOÇÃO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Implementação de medidas de regulação de fluxos de iluminação ás necessidades da infraestrutura e do complementar recurso à instalação de tecnologia LED (Ascendi é pioneira em Portugal na instalação de tecnologia LED em Nós de Autoestradas);
2. MONITORIZAÇÃO DOS IMPACTES AMBIENTAIS
- Monitorização das infraestruturas em construção ou construídas.
- Realização de estudos de impacte ambiental (EIA) em todas as infraestruturas construídas
Subempreiteiros
De modo a garantir o alinhamento das atividades dos subempreiteiros com os standards ambientais da Ascendi, os cadernos de encargos incluem questões ambientais e foi desenvolvido o documento ‘Boas práticas em obra’.
Prémio Gestão Ambiental em Obra - O objetivo desta campanha é o de recompensar as melhores práticas através de um sistema de atribuição de prémios pelo desempenho em matéria de gestão ambiental, avaliando:
- Tempos de resposta às solicitações da Ascendi;
- Valorização de resíduos;
- Capacidade dos profissionais envolvidos;
- Uso de boas práticas ambientais;
- Implementação de sistemas de autocontrole;
- Rigor e desempenho das equipas.
Consumos de recursos e gestão de resíduos
A gestão de resíduos é feita em cumprimento com a legislação nacional em vigor e com base no pressuposto de que, todo o encaminhamento de resíduos é feito para valorização, reduzindo assim o impacto negativo que estes possam causar no meio ambiente.Em 2020, a Ascendi produziu 935 toneladas de resíduos, dos quais 99% são resíduos não perigosos e dos quais 73% foram valorizados.
A gestão de resíduos por parte dos subempreiteiros é um aspecto importante para a Ascendi, por isso aposta na sensibilização e formação, como meio de garantir que os procedimentos adotados estão alinhados com os seus standards. Os subempreiteiros geraram, em 2020, um total de 9.103 toneladas de resíduos, dos quais quase 100% são resíduos não perigosos e dos quais 99% foram valorizados.
Valorização de resíduos
A Ascendi tem como objetivo aumentar a reutilização de resíduos que possam ser valorizados dentro das suas infraestruturas, promovendo assim a circularidade dos materiais. A convite da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a Ascendi integrou um grupo de trabalho para definição de regras gerais que permitissem dar cumprimento ao número 6 do art. 59º do DL 102, isentando de licenciamento as ações de valorização relativas a resíduos de construção e demolição. Um exemplo já possível é a reutilização de betuminoso fresado em detrimento do seu encaminhamento para eliminação.
Inputs | Un. | ´19 | ´20 | ´21 |
Resíduos produzidos | t | 808 | 935 | 2.213 |
Resíduos perigosos | t | 26 | 7 | 10 |
Resíduos não perigosos | t | 781 | 928 | 2.203 |
Outputs | Un | ´19 | ´20 | ´21 |
Resíduos valorizados | 1 | 588 | 679 | 1.789 |
Recursos Hídricos
Considerando a importância da redução do consumo de água como uma gestão eficaz do consumo de recursos, a Ascendi garante o cumprimento da legislação em vigor em todas as suas operações e promovendo diversas iniciativas. O consumo de água em 2020, que foi de 8.811 m3, o que representa um decréscimo de 6% face ao ano anterior (9.435m3), prosseguindo em 2021 este incentivo a uma utilização responsável e sustentável dos recursos hídricos.
Outras iniciativas:
- Monitorização de zonas sensíveis;
- Instalação de Bacias de Decantação, com leitos de macrófitas, um sistema “naturalizado” muito eficiente no auxílio à fixação de poluentes transportados em fase dissolvida ou em partículas finas – Sistema pioneiro em Portugal.
Gestão do Ruído
Na gestão de infraestruturas, o ruído é um tema relevante, sendo realizadas, pela Ascendi, monitorizações aos locais propostos nos planos gerais de monitorização (com periodicidade quinquenal) e em locais considerados recetores sensíveis ou que são alvo de reclamações. Mediante os resultados das monitorizações, sempre que tecnicamente exequível e com o aval dos proprietários, são implementadas barreiras acústicas para minimizar ou eliminar o ruído. Em 2020, foram executadas empreitada de barreiras acústicas em zonas mais urbanas, por forma a cumprir ao plano de ação aprovado pela Agência Portuguesa do Ambiente, situação que aumentou o ruído para o meio envolvente e consequentemente as reclamações. No futuro a Ascendi tem o objetivo de continuar as suas empreitadas de barreiras acústicas, minimizando a poluição sonora das suas vias para as comunidades envolventes.
Barreiras Acústicas - 103 KM em 2020
Outras iniciativas:
Monitorização do ruído em zonas sensíveis
Promoção da utilização, sempre que possível, de pavimento drenante absorvente acústico;
Implementação de Barreiras Acústicas.
Conservação da Biodiversidade
Consciente do impacto que as infraestruturas geram, existe um conjunto de iniciativas que consolidam o compromisso da Ascendi de preservação da biodiversidade e proteção das espécies.Em parceria com a Infraestruturas de Portugal, a Ascendi participa no projeto Life Lines, com o objetivo de reduzir a mortalidade animal através da identificação das espécies e definição de medidas para a prevenção de acidentes rodoviários relacionados com animais. Foi desenvolvida uma aplicação móvel que permite a identificação das espécies que circundam as autoestradas e o registo de ocorrências no Sistema de Informação Geográfico (SIG), ficando registada a localização na via de onde surgiram as espécies.
Outras iniciativas:
Monitorização de Fauna e Flora em zonas sensíveis, particularmente de espécies ameaçadas;
Promoção ativa da conservação de espécies protegidas (transferência de ninhos de cegonhas, realização de campanhas de conservação de espécies);
Implementação de corredores ecológicos “naturalizados”, para passagem de fauna, reduzindo o efeito barreira das infraestruturas;
Medidas compensatórias com a replantação de árvores de espécies protegidas (ex: Sobreiros e Azinheiras).
Dia Internacional do Animal - A Ascendi assinalou o dia mundial do animal, com um vídeo enviado a todos os colaboradores sobre os animais que se encontram nas áreas adjacentes às autoestradas e o trabalho desenvolvido para proteção de espécies.
Dia Internacional da Biodiversidade - A Ascendi assinalou o dia internacional da biodiversidade com a divulgação de um vídeo enviado a todos os colaboradores abordando o impacto da atividade e as iniciativas promovidas para a promoção da biodiversidade em parceria com a Universidade de Aveiro. Esta parceria visa reduzir a mortalidade animal e promover a biodiversidade ao longo da rede das concessões.
3. INTEGRAÇÃO PAISAGÍSTICA DAS VIAS



Responsabilidade Social
A atividade da Ascendi pauta-se por um modelo socialmente responsável, interativo com a envolvente, designadamente buscando a melhoria do bem-estar das comunidades próximas às suas zonas de influência e dos seus colaboradores, o desenvolvimento do conhecimento científico e técnico na sua área de atividade e a promoção da universalização de valores transversalmente reconhecidos nas sociedades desenvolvidas.
De entre as iniciativas correntemente assumidas destacam-se:




Recursos Humanos
A Ascendi acredita que as pessoas são os seus maiores ativos.
Por isso, a sua política de recursos humanos foca-se com particular atenção no desenvolvimento pessoal e profissional dos seus colaboradores através de continuado investimento em programas coerentes de formação profissional, de promoção da segurança no trabalho e de desenvolvimento de atividades de carater lúdico.
O compromisso que cada colaborador assume no desempenho da sua função contagia equipas e a Organização como um todo. É responsabilidade da Ascendi clarificar e alinhar expectativas entre a Organização e os seus Colaboradores para que todos se sintam envolvidos e integrados, promovendo o sentimento de pertença e o orgulho de trabalhar em empresa reconhecida pelas suas boas práticas.
De entre as iniciativas desenvolvidas, destaca-se:
Promoção e execução de planos anuais de formação, orientados para o desenvolvimento individual e/ou coletivo de competências profissionais e pessoais;
Promoção proativa da Segurança no Trabalho;
Promoção da saúde e prevenção da doença;
Realização de atividades desportivo-culturais em equipa, como vetor de promoção da coesão interna..
Plano Estratégico de Energia
Tem vindo a ser implementado um Plano Estratégico de Energia (PPE), na Ascendi, que pretende numa primeira fase, identificar e caracterizar o consumo energético direto e indireto de energia, de acordo com o Greenhouse Gas Protocol(GHG), sendo utilizada a tipificação dos âmbitos 1, 2 e 3 prevista no protocolo. Está previsto incorporar a implementação de um sistema de gestão energética integrado, e a adequação de procedimentos relacionados com o fornecimento e uso da energia.
Serão, ainda, definidos objetivos e metas no âmbito energético com o horizonte de 2025, 2030 e 2040, sobre quatro eixos estratégicos:
• Melhoria de eficiência energética para o mesmo volume de atividade;
• Substituição de energia fóssil por renovável;
• Eletrificação da frota;
• Produção descentralizada;
• Off-set das emissões indiretas âmbito 3.
Consumo de energia e gestão de emissões
O consumo de energia da Ascendi, em 2020, foi de 65.347GJ (menos 7% que no ano anterior), de onde se destaca o consumo de energia renovável em 80% da eletricidade consumida (aumento de 25 pontos percentuais face ao verificado em 2019).
Percentagem de energia proveniente de fontes renováveis
Ano | % |
´18 | 29 |
´19 | 55 |
´20 | 80 |
Consumo de energia | Un. | ´18 | ´19 | ´20 |
Eletricidade adquirida à rede | kWh | 10.895.003 | 10.525.139 | 9.046.085 |
Combustíveis | L | 783.397 | 871.812 | 899.154 |
Consumo de eletricidade de autoprodução renovável | kWh | 30,476 | 79,501 | 90.159 |
Consumo de energia | GJ | 67,946 | 70,021 | 65.347 |
Intensidade energética (extensão da rede) | GJ/Km | 108 | 112 | 104 |
As medidas relativas à ecoeficiência implementadas em 2020 representaram um investimento de 435.515€, em medidas como:
• Contratação de fornecimento de energia 100% renovável, melhoria da eficiência do datacenter Multi Lane Free Flow e substituição de luminárias nas autoestradas.
No decorrer do ano de 2020, entrou em funcionamento o datacenter da Ascendi localizado na Maia. Estes novos equipamentos, permitiram reduzir o consumo de energia face aos anteriores equipamentos para cerca de metade
As emissões de CO2, em 2020, situaram-se em 605.709 tCO2 o que representa um decréscimo de 36% em relação a 2019 (942.152 tCO2). Do total de emissões, 0,4% foram de âmbito 1 (2.354 tCO2), 0,2% de âmbito 2 (1.154 tCO2) e 99,4% de âmbito 3 (602.201 tCO2), referentes ao tráfego das viaturas que circularam nas vias da Ascendi.