A atividade da Ascendi integra a construção, exploração, operação e manutenção de redes de infraestruturas rodoviárias, o que, inevitavelmente, importa impactos diretos e indiretos no tecido social, económico e ambiental das regiões em que estas redes se inserem.
Reduzir esses impactos e promover uma integração harmoniosa da infraestrutura na sua envolvente é um relevante vetor estratégico da Ascendi, que assim contribui decisivamente para a sustentabilidade de todos e cada um dos seus Projetos.
A concetualização e implementação desta estratégia assenta na integração voluntária de preocupações sociais e ambientais não só nos modelos de desenvolvimento da atividade operacional, mas também no relacionamento com as entidades com que exista interação relevante, procurando corresponder às expectativas dosstakeholders, melhorando o presente sem contudo hipotecar o futuro.

VETORES EM QUE NOS MOVEMOS
Intervenções sobre externalidades ambientais:
1. PROMOÇÃO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Implementação de medidas de regulação de fluxos de iluminação ás necessidades da infraestrutura e do complementar recurso à instalação de tecnologia LED (Ascendi é pioneira em Portugal na instalação de tecnologia LED em Nós de Autoestradas);
2. MONITORIZAÇÃO DOS IMPACTES AMBIENTAIS
- Monitorização das infraestruturas em construção ou construídas.
- Realização de estudos de impacte ambiental (EIA) em todas as infraestruturas construídas
Recursos Hídricos
Monitorização de zonas sensíveis;
Instalação de Bacias de Decantação, com leitos de macrófitas, um sistema “naturalizado” muito eficiente no auxílio à fixação de poluentes transportados em fase dissolvida ou em partículas finas – Sistema pioneiro em Portugal.
Ambiente Sonoro
Monitorização do ruído em zonas sensíveis;
Promoção da utilização, sempre que possível, de pavimento drenante absorvente acústico;
Implementação de Barreiras Acústicas.
Sistemas Ecológicos
Monitorização de Fauna e Flora em zonas sensíveis, particularmente de espécies ameaçadas;
Promoção ativa da conservação de espécies protegidas (transferência de ninhos de cegonhas, realização de campanhas de conservação de espécies);
Implementação de corredores ecológicos “naturalizados”, para passagem de fauna, reduzindo o efeito barreira das infraestruturas;
Medidas compensatórias com a replantação de árvores de espécies protegidas (ex: Sobreiros e Azinheiras).
3. INTEGRAÇÃO PAISAGÍSTICA DAS VIAS



Responsabilidade Social
A atividade da Ascendi pauta-se por um modelo socialmente responsável, interativo com a envolvente, designadamente buscando a melhoria do bem-estar das comunidades próximas às suas zonas de influência e dos seus colaboradores, o desenvolvimento do conhecimento científico e técnico na sua área de atividade e a promoção da universalização de valores transversalmente reconhecidos nas sociedades desenvolvidas.
De entre as iniciativas correntemente assumidas destacam-se:
Recursos Humanos
A Ascendi acredita que as pessoas são os seus maiores ativos.
Por isso, a sua política de recursos humanos foca-se com particular atenção no desenvolvimento pessoal e profissional dos seus colaboradores através de continuado investimento em programas coerentes de formação profissional, de promoção da segurança no trabalho e de desenvolvimento de atividades de carater lúdico.
O compromisso que cada colaborador assume no desempenho da sua função contagia equipas e a Organização como um todo. É responsabilidade da Ascendi clarificar e alinhar expectativas entre a Organização e os seus Colaboradores para que todos se sintam envolvidos e integrados, promovendo o sentimento de pertença e o orgulho de trabalhar em empresa reconhecida pelas suas boas práticas.
De entre as iniciativas desenvolvidas, destaca-se:
Promoção e execução de planos anuais de formação, orientados para o desenvolvimento individual e/ou coletivo de competências profissionais e pessoais;
Promoção proativa da Segurança no Trabalho;
Promoção da saúde e prevenção da doença;
Realização de atividades desportivo-culturais em equipa, como vetor de promoção da coesão interna..