Simulacro na A13 testa a resposta operacional.

Ascendi promove simulacro recriando cenário de acidente rodoviário.

No passado dia 16 de abril a Ascendi, no âmbito dos programas de treino dos procedimentos internos das suas concessões, promoveu em parceria com a Escola Nacional de Bombeiros um simulacro na A13 que teve como objetivo testar e exercitar a resposta operacional quer da concessionária, quer das demais entidades com responsabilidade em matéria de Proteção civil num cenário de acidente de viação envolvendo vítimas.

Conduzido pela concessionária, o simulacro teve um foco especial nas comunicações entre a Ascendi e as demais entidades, à luz dos princípios do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS). Desta forma, a Ascendi espera contribuir para melhorar a capacidade de resposta das suas equipas e dos Agentes de Proteção Civil, de modo a garantir a segurança nas suas vias prevenindo maiores impactos e reduzindo os efeitos de eventuais acidentes.

Além da Ascendi e Escola Nacional de Bombeiros, o exercício teve a participação operacional direta da Autoridade Nacional de Proteção Civil (CDOS Coimbra), dos Bombeiros Sapadores de Coimbra e Voluntários de Coimbra, Condeixa e Brasfemes, contou também com a participação da Guarda Nacional Republicana (Comando Territorial de Coimbra), do Instituto Nacional de Emergência Médica e Linha de Emergência 112 (CONOR).

No final, as diversas entidades envolvidas, consideraram que os objetivos e resultados esperados foram totalmente alcançados.