A Ascendi assinalou o Dia Mundial do Ambiente com Arte Urbana

Os murais em grafiti desenvolvidos pelos artistas Tiago Braga “Fedor“ e Nuno Barbedo “The Caver“ foram inaugurados em Vila Nova de Gaia (A44) e Matosinhos (A4)

Para assinalar o Dia Mundial do Ambiente, a Ascendi inaugurou dois murais em grafiti, em Matosinhos e em Vila Nova de Gaia, desenvolvidos pelos artistas Tiago Braga “Fedor“ e Nuno Barbedo “The Caver“, que visam realçar a importância da preservação do meio ambiente. Esta iniciativa, que surge no âmbito da política de sustentabilidade da Ascendi, resulta da preocupação em cultivar uma relação ética e responsável com o meio envolvente, tendo como objetivo a promoção de uma cultura de valorização da biodiversidade e de práticas ambientais mais sustentáveis.

 

Para a intervenção na estrutura da Ascendi situada na Rotunda de São Mamede Infesta foi escolhido o artista Tiago Braga “Fedor”. O mural do artista transmite uma mensagem de apelo à harmonia pelo meio ambiente. As figuras representadas em grande escala (homem, mulher, fauna e flora) coabitam de forma equilibrada, e partilhando a mesma paleta cromática, formam uma entidade única que por sua vez, protege e cuida do Planeta Terra representado ao centro da composição, assumindo uma aparência limpa e polida.

 

O mural na saída da A44 para Francelos, foi criado pelo artista Nuno Barbedo “The Caver” e apresenta um estilo bastante figurativo, através da utilização de alguns ícones bastante familiares entre quem viaja em Portugal, que vivem entre si numa harmoniosa composição, com bastante impacto visual, sem se tornar invasiva para o espaço público. Com tons azulados como cor principal, o mural pretende assim também aproximar-se do universo cromático da Ascendi. O mural inspira quem por lá passa, promovendo o sorriso, a fantasia e o sonho, com o foco principal na fauna e flora.

 

Comprometida com a melhoria contínua do desempenho ambiental, a Ascendi tem desenvolvido diversas iniciativas que alertam para a relevância que a natureza tem no quotidiano da sociedade. A Ascendi é mecenas exclusivo do TreeTop Walk da Fundação de Serralves; assinalou o Dia Mundial da Árvore, apelando à redução do consumo de papel e recentemente assinalou o Dia Mundial da Biodiversidade, com um concurso para as crianças do primeiro ciclo, sob o mote “Porque devo cuidar e proteger a Biodiversidade”.