Simulacro Rodoviário

Simulacro na A16 testa resposta operacional em caso de acidente grave com vítimas

No âmbito dos programas de treino dos procedimentos internos das suas concessões, a Ascendi promoveu em parceria com os B. V. de São Pedro de Sintra um simulacro na A16 que teve como objetivo testar e exercitar a resposta operacional quer da concessionária, quer das demais entidades com responsabilidade em matéria de Proteção civil. O cenário recriado foi um acidente de viação envolvendo um veículo de matérias perigosas,um veículo pesado de passageiros e veículos ligeiros, com um número elevado de vítimas.

O simulacro contou com a implementação de um posto de triagem que permitiu uma rápida resposta a todas as vítimas, definição de prioridades, salvamentos, desencarceramento e a evacuação para as unidades hospitalares de referência, de forma a garantir um tratamento rápido e adequado à situação clinica das vítimas.

Além da Ascendi e dos B. V. de São Pedro de Sintra, o exercício teve a participação operacional direta da Autoridade Nacional de Proteção Civil, do Serviço Municipal de Proteção Civil Sintra, dos Bombeiros de Sintra, Montelavar, Colares, Almoçageme, Algueirão Mem-Martins, Agualva Cacém, Queluz, Belas e Alcabideche, da União das freguesias de Sintra e da Guarda Nacional Republicana.

Espera-se que o exercício tenha contribuído para melhorar a capacidade de resposta das equipas da Ascendi e dos Agentes de Proteção Civil, de modo a garantir a segurança nas vias, prevenindo maiores impactos e reduzindo os efeitos de eventuais acidentes.