Seminário Invasoras - ‘Biodiversidade, uma aliada em risco?

A segunda edição decorreu no passado dia 22 de maio

Este evento promovido pela Ascendi contou com a participação de várias entidades relevantes para a problemática das espécies invasoras, com mais de 150 participantes de vários quadrantes de atividade, que juntos garantiram o sucesso da iniciativa.

 

O painel de oradores foi muito diversificado, permitindo a abordagem a várias perspetivas do tema, desde as principais ameaças, passando pelo papel da tecnologia mais avançada, pelas abordagens de controlo das invasoras e proteção das espécies autóctones.

 

Daniel Gonçalves, Diretor de O&M da Ascendi, salienta que “Efetivamente este seminário é já um valioso espaço de partilha de conhecimento no que respeita à temática de combate às espécies invasoras que são, atualmente, uma das maiores causas de perda de biodiversidade. Estamos certos de que este fórum representa um incremento de competências ao nível da atividade operacional, que se desenvolve pelas nossas equipas também no combate às espécies invasoras ao longo da rede concessionada”.

 

Dra. Helena Freitas, Diretora do Parque de Serralves refere que “O evento representou uma extraordinária oportunidade para a partilha de boas práticas e metodologias inovadoras com vista ao controlo de plantas invasoras e à valorização da biodiversidade. O seminário permitiu ainda conhecer as múltiplas iniciativas em curso e a importância das parcerias entre empresas e a academia para a construção das melhores soluções. “

 

O seminário está agora disponível no canal do Youtube com o objetivo de transmitir os conhecimentos partilhados a todos os interessados na problemática das espécies invasoras.

 

Para ver as apresentações do Seminário clique aqui.