Novo equipamento reforça segurança na via

A Ascendi adquiriu novo sistema que aumenta a segurança dos condutores e das equipas que trabalham nas vias.

A Ascendi adquiriu recentemente dois dispositivos atenuadores montados em camião, conhecidos internacionalmente como TMA (Truck Mounted Attenuator).

Esta aquisição decorre de um longo trabalho de pesquisa e consulta interna e externa das melhores práticas e equipamentos, com o objetivo de evitar e/ou diminuir os acidentes contra veículos de serviço e trabalhadores apeados.

No caso específico dos dispositivos atenuadores montados em camião, foram realizadas, por equipas da Ascendi ligadas à Segurança das Operações, visitas técnicas a diversos países e fornecedores. Destacam-se o Reino Unido e a Bélgica onde estes equipamentos são, há vários anos, de uso obrigatório na sinalização de trabalhos em vias. No caso específico da Bélgica, foi possível observar que a taxa de sucesso deste equipamento é elevada.

Como próprio nome indica, estes equipamentos são acoplados a veículos pesados e servem como atenuador no caso de ocorrer um embate traseiro por um veículo, dado que absorve a energia do impacto.
Atendendo a que, cada vez mais as estatísticas demonstram o aumento de condutores distraídos provocando inúmeros acidentes, este equipamento, apesar de não evitar o embate, poderá diminuir os seus danos, por um lado aos trabalhadores e por outro aos próprios passageiros da viatura que dá origem ao acidente.

Em Portugal, a Ascendi é a 1ª concessionária a adquirir e utilizar este equipamento na gestão da sua infraestrutura.