Ascendi vence prémio nacional de reabilitação urbana

A reabilitação do edifício da antiga Litografia Lusitana, no Porto, esteve entre os candidatos ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana e venceu na categoria de melhor solução de sustentabilidade

Foi esta terça-feira (10 de maio de 2022) que o Edifício Litografia Lusitana, onde se encontra a sede da Ascendi, foi distinguido com o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU) na categoria Melhor Solução de Sustentabilidade 2022.A cerimónia decorreu no Palácio da Bolsa (Porto) e foram atribuídos nove projetos em dez categoria distintas, eleitas por um júri independente de entre um leque de 74 projetos oriundos de 25 concelhos do país.

O edifício (Litografia Lusitana) que é parte da história da cidade do Porto há cerca de um século, que em tempos foi a principal referência da indústria da impressão no Porto, esteve mais de 20 anos encerrado encontrando-se sem vida e sem alma. A requalificação deste edifício foi mais do que uma intervenção urbana, foi recuperar e reerguer história da própria cidade. Projetado pelo Arquiteto André Costa de Almeida, a concretização final soube respeitar toda a história do edíficio na qual incorporou os atuais padrões de referência dos escritórios. O grande objetivo foi cumprido, tornando-o num local onde os colaboradores da Ascendi possam crescer movidos pela determinação, num local com visão de futuro.

Assim, esta obra merece o reconhecimento de ser um exemplo das boas práticas de requalificação, ficando como referência ímpar de como as cidades se podem reinventar sem nunca perder a sua identidade. O edificio conta com uma área bruta de 4122 m2, funcionando e estando sincronizado como um todo, em modo open space. As novas instalações fomentam uma nova dinâmica de trabalho e a adoção de metodologias mais ágeis, fundamentais para os novos desafios e projetos da Ascendi. As caraterísticas diferenciadoras do projeto que possibilitaram este êxito foram a classificação energética do edifício como Classe A – para o que contribuiu a instalação dos painéis fotovoltaicos para autoconsumo e os postos de carregamento para veículos elétricos e ainda o reaproveitamento das águas pluviais no sistema de rega do jardim.

Com o Alto Patrocínio do Governo de Portugal, concedido através da Direção Geral do Património Cultural, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana é uma iniciativa organizada pela Vida Imobiliária, que procura destacar a excelência no setor imobiliário português.
É de realçar que a economia social tem um papel central na revitalização das cidades, contribuindo à inclusão social e à manutenção dos tecidos sociais que estão em transformação nos processos de reabilitação urbana.