Ascendi ganha concessão da autoestrada A69 em França

Ascendi será responsável pela implementação e operação de um dos primeiros sistemas de cobrança de portagens exclusivamente eletrónico.

A Ascendi, o segundo maior operador de autoestradas em Portugal e uma referência no mercado de cobrança de portagens, nomeadamente em regime de Multi Lane Free Flow, ganhou a exploração da concessão da autoestrada A69 entre Toulouse e Castres como parte do consórcio liderado pela empresa de construção civil NGE. O consórcio criará uma empresa dedicada, a ATOSCA, que será reponsável pela concessão e que também integrará os fundos de infraestruturas Quaero e TIIC.

 

Para construir esta infraestrutura, que foi declarada de interesse público em Julho de 2018, o consórcio irá recorrer a empresas regionais e criará cerca de 1.000 empregos locais.
A decisão de adjudicação do contrato permitirá agora ao consórcio trabalhar com as entidades governamentais e autoridades locais e prosseguir as consultas com todos os interessados para garantir o sucesso do projeto, com o objetivo de iniciar os trabalhos até ao final de 2022 e arrancar com as operações em 2025.

 

Luis Silva Santos, CEO da Ascendi, referiu a propósito que: “Este projeto confirma o reconhecimento das capacidades da Ascendi enquanto operador de infraestruturas rodoviárias e na conceção e operação de soluções de portagem inovadoras, que estão no centro da nossa estratégia de desenvolvimento internacional.”