MATRÍCULA ESTRANGEIRA

Em Portugal as autoestradas têm dois sistemas de portagem diferentes: pórtico (portagens exclusivamente eletrónicas) e cabines de portagens (portagens tradicionais). A melhor forma de pagar as portagens em ambos os sistemas é com um identificador eletrónico.

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Nas portagens tradicionais o pagamento das taxas é feito no momento em que circula

Se possuir um identificador eletrónico deverá dirigir-se para as vias com o símbolo da Via Verde na pala e no chão e com a indicação “Reservado a Aderentes” . Nesse caso o veículo é automaticamente identificado e o pagamento é feito através da sua conta bancária (pagamento automático Via Verde).

Se não aderiu a um identificador eletrónico, na entrada da autoestrada deverá retirar um ticket, que terá de entregar quando passar na praça de portagem de saída. Através desse ticket será calculada a respetiva taxa de portagem, que poderá pagar através de numerário ou cartão.

Como funciona o pagamento de portagens eletrónicas se o veículo tiver matrícula estrangeira?

Se conduz um veículo de matrícula estrangeira, tem várias opções para pagar as portagens nas autoestradas onde a cobrança é exclusivamente eletrónica. Veja na FAQ seguinte as opções que existem.

Identifique aqui a opção mais adequada para o seu perfil de utilização:

/ Se já viajou na rede cobrada pela Ascendi e quer saber se tem viagens/documentos de cobrança para pagar, visite o Portal da Ascendi.

/ Se estiver a planear viajar numa via com cobrança exclusivamente eletrónica, verifique abaixo qual é a melhor solução para si:

O EASYToll é o companheiro ideal para estadias até um mês.

Este sistema permite-lhe associar a matrícula do seu veículo a um cartão de crédito (Mastercard ou Visa) durante um período até um mês. Sempre que passar por um pórtico de cobrança eletrónica de portagens, a sua matrícula é fotografada e o valor das portagens é descontado da sua conta bancária. Adira online aqui.

Para mais informações, vá a www.portugaltolls.com ou ligue para 707 500 501 (+ 351 21 287 95 55 para chamadas internacionais).

TOLL SERVICE é para viajantes ocasionais.

Um título pré-Pago que pode ser usado durante três dias com um custo de 20€. Este sistema permite a utilização ilimitada durante o período de validade, mas está disponível apenas para veículos ligeiros. Outra opção é o título pré-pago para trajetos definidos com origem/destino nos aeroportos de Porto e Faro, a realizar em datas pré-definidas.

Para mais informações, vá a www.portugaltolls.com ou ligue para 707 500 501 (+ 351 21 287 95 55 para chamadas internacionais).

A Via Verde Visitors foi pensada para visitantes frequentes.
Se utiliza frequentemente as autoestradas portuguesas e vive no estrangeiro, pode alugar online um dispositivo temporário Via Verde Visitors e associá-lo a um cartão de crédito. Com o Sistema Via Verde Visitors, as portagens são automaticamente descontadas da sua conta bancária. Para mais informações:
• consulte o site da Via Verde (https://visitors.viaverde.pt)
• de Portugal, ligue 210 730 300 nos dias úteis (das 8:30h às 20:30h)
• do estrangeiro, ligue + 351 21 000 80 65 nos dias úteis (das 8:30h às 20:30h).

TOLLCard

Este sistema permite-lhe associar a matrícula do seu veículo a um cartão carregado com 5 €, 10 €, 20 € ou 40 €. Sempre que passar por um pórtico de cobrança eletrónica de portagens, a sua matrícula é fotografada e o valor das portagens é descontado do saldo do cartão.

Para mais informações, vá a www.portugaltolls.com ou ligue para 707 500 501 (+ 351 21 287 95 55 para chamadas internacionais).

O QUE ACONTECE SE NÃO ADERIR A UM PRODUTO ANTES DE VIAJAR E NÃO PAGAR AS PORTAGENS?

Entidades de Cobrança no Estrangeiro (ECE)

/Se não aderir a um dos produtos disponíveis para veículos com matrícula estrangeira, a Ascendi irá transferir as viagens não pagas para Entidades de Cobrança no Estrangeiro (ECE). A Ascendi opera com as seguintes Entidades de Cobrança no Estrangeiro: EPC; ParkTrade; ETIKA.

Estas Entidades fazem a cobrança ao proprietário do veículo de matrícula estrangeira que circulou na rede Ascendi sem que tenha havido lugar ao pagamento das portagens. A cobrança é feita através de uma notificação enviada por carta ao proprietário, com base nos elementos obtidos junto da instituição de registo automóvel do país da matrícula.

Nestas comunicações são fornecidos os dados para a realização do pagamento das viagens em dívida.

Quaisquer esclarecimentos relacionados com as ações de cobrança devem ser remetidos diretamente à respetiva entidade, através dos seguintes websites:

EPC - www.epcplc.com
ParkTrade - https://www.epass24.com/
ETIKA - www.etika-consulting.com

Se a sua viagem foi feita há mais de 30 dias úteis (matrículas estrangeiras) e os valores ainda não tiverem sido transferidos para uma ECE, pode pesquisar e pagar no Portal Ascendi os valores que tem em dívida.

SAIBA MAIS SOBRE O EASYTOLL

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